Porque pagar o Licenciamento Bahia 2021 em dia?

Estar com o pagamento do licenciamento em dia é um dos requisitos mais importantes para trafegar com um veículo tranquilamente por todas as cidades brasileiras. Independentemente de onde você vive, essa é uma obrigatoriedade. Quando o Licenciamento Bahia 2021 está regularizado, isso significa que o motorista não tem outras pendências, como infrações e o IPVA. 

Resumindo, o Licenciamento Bahia 2021 é composto pelo pagamento do seguro DPVAT, imposto sobre automóveis (IPVA), as multas existentes e a própria taxa do licenciamento, que fica em torno de R$124,38. Esse valor pode ser pago no Banco do Bradesco, Banco do Brasil e Bancoob. 

O pagamento também pode ser feito nos pátios privados credenciados ao Detran BA, para que o Licenciamento Bahia 2021 consiga ser parcelado em até 12 vezes pelo cartão de crédito. Quem escolher essa opção, precisa estar com o número do Renavam, o Registro Nacional de Veículos Automotores, em mãos. Ele fica descrito no CRLV. 

Mesmo durante a pandemia de covid19 em 2020, quando a Carteira Nacional de Habilitação não precisava ser renovada, para evitar aglomerações nas unidades dos Detrans, ainda era necessário estar com o Licenciamento Bahia 2021 quitado. Com essa documentação em dia, o motorista evita que o veículo seja removido, além de não receber uma autuação. 

O que acontece depois do pagamento do Licenciamento Bahia 2021?

Com a confirmação do débito, o Detran da Bahia emite um novo CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Desde o início de 2020 ele não é mais impresso. Agora, toda a renovação do documento do veículo é feita digitalmente pelo CRLVe. 

O proprietário do veículo deve imprimi-lo em casa e portar ele toda vez que for trafegar ou pode usar o aplicativo do Governo Federal Carteira Digital de Trânsito, que conta com o CRLVe e a CNH. 

Além disso, o app informa o motorista, por meio de notificações, sobre recalls do veículo e infrações pendentes.  

Calendário Licenciamento Bahia 2021

Os prazos de pagamento do IPVA, estabelecidos pela Secretaria da Fazenda da Bahia, servem de referência para o pagamento do Licenciamento Bahia 2021. Até a postagem deste texto, o calendário do IPVA 2021 não foi divulgado pelo Governo Estadual. 

A previsão é de que ele seja divulgado no início de 2020, por volta do mês de janeiro. Ainda sim, enquanto os prazos são desconhecidos, é interessante analisar a tabela que foi feita para o ano de 2020, para que os proprietários de veículos baianos consigam antecipar a prever a data em que vão precisar pagar todos os débitos pendentes.   

Calendário para  pagamento do IPVA 2020

Essa também é uma forma de se preparar para conseguir obter descontos na hora de quitar o IPVA, como por exemplo, por meio do pagamento por conta única, que se for feito até determinada data, que varia de acordo com os números finais da placa do veículo, possibilita a redução de 5% no valor do IPVA. 

Mais informações podem ser consultadas pelo telefone de atendimento da Secretaria da Fazenda da Bahia: 0800 071 0071.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *