Como surgiu a Teoria da Relatividade criada por Einstein

Einstein confiava em amigos e colegas para ajudá-lo a desenvolver sua teoria. Embora a teoria da relatividade geral é muitas vezes apresentada como um trabalho de gênio solo, Einstein realmente recebeu considerável ajuda de vários amigos e colegas menos conhecidos em trabalhar na matemática por trás dela. Os amigos da Faculdade Marcel Grossmann e Michele Basso (Einstein supostamente confiou nas notas de Grossmann depois de faltar às aulas) foram especialmente importantes no processo.

Einstein e Grossman, um professor de matemática na Suíça Politécnica, publicou uma primeira versão da teoria da relatividade geral, em 1913, enquanto Besso—quem Einstein tinha creditado nos agradecimentos de seu 1905 papel na teoria especial da relatividade—trabalhou extensivamente com Einstein a desenvolver a teoria geral nos próximos dois anos. The work of the great mathematicians David Hilbert-more on him later-and Emmy Noether also contributed to the equations behind general relativity.

Quando a versão final foi publicada em 1916, Einstein também se beneficiou do trabalho de físicos mais jovens como Gunnar Nordström e Adriaan Fokker, ambos os quais o ajudaram a elaborar sua teoria e moldá-la a partir da versão anterior.A versão inicial da teoria continha um grande erro.

A versão publicada por Einstein e Grossmann em 1913, conhecida como o papel Entwurf (“esboço”), continha um grande erro matemático na forma de um erro de cálculo na quantidade que um feixe de luz se curvaria devido à gravidade. O erro pode ter sido exposto em 1914, quando o astrônomo alemão Erwin Finlay Freundlich viajou para a Crimeia para testar a teoria de Einstein durante o eclipse solar em agosto. Os planos de Freundlich foram frustrados, no entanto, pela eclosão da Primeira Guerra Mundial na Europa. Quando ele introduziu a versão final da relatividade geral em novembro de 1915, Einstein tinha mudado as equações de campo, que determinam como a matéria curva espaço-tempo.

O jornal lendário de Einstein não o tornou famoso no início.A revelação de sua obra—prima na Academia Prussiana de Ciências—e mais tarde nas páginas de Annelen Der Physik-certamente deu muita atenção a Einstein, mas só em 1919 ele se tornou uma estrela internacional. Naquele ano, o físico britânico Arthur Eddington realizou o primeiro teste experimental da teoria da relatividade geral durante o eclipse solar total que ocorreu em 29 de Maio.

Em um experimento concebido por Sir Frank Watson Dyson, Astrônomo Real da Grã-Bretanha, Eddington e outros astrônomos mediram as posições das estrelas durante o eclipse e as compararam com suas posições “verdadeiras”. Eles descobriram que a gravidade do sol realmente mudou o caminho da luz estelar de acordo com as previsões de Einstein. Quando Eddington anunciou suas descobertas em novembro de 1919, Einstein fez as primeiras páginas dos jornais ao redor do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *