Dizer bom dia e boa noite assim como os demais cumprimentos são os que os estudiosos chamam de sinais sociais. Em outras palavras esses sinais servem bem como uma forma de dizer que a pessoa está conectada com aquele outro alguém e lhe cumprimenta. Entretanto, de forma mais pragmática no dia a dia é importante dizer boa noite para tornar a nossa vida mias agradável e também das pessoas que são importantes para nós – já falamos sobre isso aqui.
Alguns exemplos de como uma simples mensagem de boa noite para whatsapp pode mudar o seu dia é que vai chamar a atenção daquela pessoa especial ou até iniciar uma conversa que não teria origem se não fosse pela sua intenção e aproveitar a oportunidade por meio de um cumprimento tão natural e símbolo de educação para muitas culturas.
Mas como dizer boa noite?
Não precisa ir muito além. Aqui está algumas ideias de como fazer esse cumprimento:
- Envie um bilhete
- Envie uma SMS
- Envie uma mensagem de Whatsapp ou no Messenger (nunca e-mail ou no Instagram porque é bem provável que só vá ver no outro dia e daí perde o favor de identificação de estar de noite)
- Cumprimento de mão com abraço
- Mensagem simples
- Imagem compartilhada
- Fazer uma marcação numa mensagem que já foi compartilhada em rede social
Imagens de boa noite para compartilhar
Como dizer boa noite corretamente
Ouvimos alguns comunicadores de rádio e televisão cumprimentar com um bom dia, boa tarde ou boa noite. Também têm indicado que é o correto. Argumenta que: bons dias, boas tardes e boas noites é uma incorreção número entre substantivo e adjetivo; que, se se trata apenas de um dia, uma tarde ou uma noite, não deve ir o adjetivo no plural, mas no singular.
Estão errados, a tese de correção não é válida, não é questão gramatical. Em português, essas formas são cortesia; expressões idiomáticas estabelecidas pelo costume e promulgadas pela norma
“A norma linguística ínsita na língua, histórica, permite que os falantes do português nos comuniquemos normalmente uns com os outros; é –segundo Eugenio Coseriu-a que seguimos, necessariamente, de ser membros de uma comunidade linguística, porque é a norma exemplar, a realização coletiva do sistema”. Tenhamos claro: seu significado é um cumprimento simples. Não se refere a plural algum.
No DRAE, as frases figuram como saudação e no plural. Também indica que na Argentina e no Chile se diz no singular; porém, em seguida, observamos que a saudação no plural é a norma, já que este (bom dia) remete-se:
Para aqueles que estão chegando, aplicando-se a saudação no singular, bom dia, boa tarde, boa noite, advertimos que, sim, existem essas opções em português, mas para expressar uma qualidade no tempo ou uma circunstância referida a ele: “acho que fará um bom dia. Ontem tivemos uma noite ruim. O que uma boa tarde a de ontem!, conversamos como nunca.
Enquanto isso, a academia diz que você quiser acenar com alguma dessas expressões, devemos dizer como indica a norma: bons dias, boas tardes e boas noites. Curso de acordo com a norma linguística.